Reflexos do Kung Fu

O praticante de artes marciais que nunca sonhou com desenvolver os impressionantes reflexos das cenas de luta do cinema que me atire a primeira pedra, porque depois de vinte anos me dedicando ao Sistema Ving Tsun de Kung Fu, no hoje denominado Instituto Julio Camacho, pode ter a certeza que vou devolver sua pedrada com um belo e plástico chute giratório voador de fazer inveja ao duplo twist carpado que rendeu a medalha de ouro no Mundial de Ginástica Oímpica à nossa gloriosa ginasta Diane dos Santos. Tá bom, já sei, você começou praticar Kung Fu por causa das profundas reflexões filosóficas da milenar cultura oriental. Nada contra, já andei contando essa mentirinha por aí para me fazer de nerd. Mas desde dos tempos em que assistia Hong Kong Fu em preto e branco na TV, eu sonhava em sair por aí com meu quimoninho vermelho dando uns bons tabefes em malvados vilões.
Inicio da minha jornada como Tutor do Sistema Ving Tsun, ao fundo o Mestre Sênior Julio Camacho 

O tempo passou, só um pouco, e apesar de ter amadurecido muito graças ao convívio discipular vitalício com meu mentor, o Mestre Sênior Julio Camacho, a quem passarei me referir por Si Fu (Líder de Família Kung Fu) nesse artigo, admito que maior vantagem dessa relação que não termina em vida, é justamente ter condições de hoje olhar para meu reflexo no espelho e, além de poder admirar o quanto serei um cinquentão pra lá de charmoso e humilde ano que vem, e ainda me orgulhar de ter me transformando profundamente graças ao benefício desse compromisso cuja natureza comporta todo tempo que tive, tenho e terei, para absorver do Kung Fu a sabedoria necessária como ferramenta da minha própria evolução humana.
Ao fundo Mestre Sênior Julio Camacho e eu seu Discípulo Claudio Teixeira num Momento de Vida Kung Fu no Recreio dos Bandeirantes



Graças as orientações do meu Si Fu, decidimos em conjunto inaugurar uma nova fase de nosso compromisso, rompendo sob o signo do  Domínio BAAT JAAM DO (Faca de Oito Cortes), Nível Superior Final do Sistema no qual me encontro em acesso, e nessa nova página decidi recolocar a terra para girar, se quiser entender o que quis dizer com isso precisa ler meu ultimo artigo nem minha página anterior clicando no link do falecido Alinhamento Marcial.

Não foi a toa que usei o termo falecido no paragrafo anterior. Após conversa com meu Si Fu, Solicitei seu apoio para descrever seis publicações de como conceituar minha perspectiva Kung Fu sobre como vivencio as Naturezas dos seis Domínios do Sistema Ving Tsun. E decidi começar pela própria visão que ele me explanou um dia que o Sistema, em seu entendimento, pode ter sido construído começando pelo final até o início. E apoiado nessa possibilidade presumi que nada seria mais providencial para inaugurar esse novo momento, onde caminho para a conclusão do acesso dos conteúdos sistêmicos, reforçando-me que o signo da morte no manejo das facas, sempre me levou à reflexão que minha maior dificuldade como praticante nesse Nível nunca foi técnico, mas descobrir quais partes da minha própria maneira de pensar e agir, seriam necessárias serem definitivamente cortadas e descartadas, para que permitir-me avançar sobre esse cadáver, como um novo Claudio dando continuidade na nossa jornada Mestre-Discípulo. E como sua primeira sugestão já foi prontamente atendida vou logo mantando blog anterior, que era ruim mesmo, convenhamos.

O nome Faca de Oito Cortes, traz como um de seus simbolismos a capacidade de atuar em todas direções, onde duas facas tanto podem efetuar a mesma ação como uma só, assim como podem se complementar sendo duas cada uma na própria função. Não é nada fácil sintetizar tudo que o Sistema me deu com a precisão necessária que esses movimentos requerem, mas em Agosto desse ano estarei na Flórida para minha primeira Imersão na Vida Kung Fu na casa de meu Si Fu, onde creio que sua imensa capacidade de transmissão me ajudará muito reduzir essa sensação que tenho de que minhas mãos queimam ao empunhar essas fabulosas armas, toda vez que tento praticar esse Nível distante dele.

Tenho certeza que após Agosto, o efeito de transformação que toda viagem que fiz com meu Si Fu sempre me trouxe, me permitirá refletir em toda nossa Família Kung Fu a essência dos valores de nosso Líder, nos preparando para os novos desafios que a vida nos apresenta.
Momento de Vida Kung Fu na Filadelfia ao fundo Mestre Sênior Julio Camacho e eu, seu Discípulo Claudio Teixeira 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Kung Fu e a precisão.

Detalhes tão pequenos de nós dois.