O carpinteiro fiel.

 Era uma vez um boneco de madeira com coração de pedra que em sua cerimônia de discipulado em 2013 quase conseguiu deixar uma lágrima escorrer do seus olhos. Enquanto isso seu na época solitário Si Fu (Líder de Família Kung), o Mestre Sênior Julio Camacho, a quem passarei me referir por Mestre Gepetto nesse artigo ajudou-o se desenvolver como ser humano através da magia saber Kung Fu.

Claudio Teixeira coordenando as atividades no Centro de Transmissão Vitrine de Ipanema do Instituto Julio Camacho de Ving Tsun Kung Fu 

Nessa altura do campeonato você que faz parte do seleto grupo de quase cinquenta leitores que pretensiosamente julgo serem apreciadores do que escrevo já se perguntam o quem tem a ver o belo conto de fadas do Pinóquio com minha jornada Kung Fu  do artigo dessa semana, que deveria estar tratando do Nível Superior Inicial, como prometi, além do Si Fu ter deixado de ser solitário quando se casou Si Mo (Líder de Família Kung Fu e esposa do Si Fu) em 2019 com ela exibindo um belo vestido azul ao melhor estilo contos de fadas. 

Ao fundo Claudio Teixeira, Discípulo do Mestre Sênior Julio camacho (sentado) ao lado de sua esposa e também Líder da Família Moy Jo Lei Ou de Ving Tsun Kung Fu

Elucidando a baboseira do paragrafo anterior, acho pouco provável que exista na Família (Moy Jo Lei Ou) Kung Fu do meu Si Fu alguém que tenha conseguido por anos exibir um majestoso Kung Fu de mentirinha como eu. E confesso que por mais que esteja tentando ser um sujeito mais honesto, nem o compromisso de tratar meu Si Fu por Mestre Gepetto vou cumprir nas linhas que virão por motivos de Kung Fu maior, o dele! Que já andou falando para eu exagerar menos em minhas postagens nos gracejos. Como bom mentiroso que estou tentando deixar de ser, vou tentar levar minhas publicações mais a sério. Espero que acreditem...

O Nível Superior Inicial é o ultimo momento de mãos livres no sistema. Mãos tão livres que as minha inicialmente mal sabiam o que fazer com tanta liberdade diante do emblemático boneco de maneira. O  Muk Yan Jong tem por uma das características da Natureza do Domínio Moi Fa Jong refinar o praticante de tal maneira. que se tal refino verdadeiramente não afetar sua vida como um todo, garanto-lhes que este nunca conseguirá extrair de si todo potencial que busca como Artista Marcial. Durante alguns anos eu me contentava ser um praticante mediano achando que estapear tal aparelho me faria ficar bom de socos e chutes. Como costumo falar para meus alunos do Centro de Transmissão Vitrine de Ipanema, do qual sou responsável por coordenar representando meu Si Fu: nada é mais inútil na vida que saber dar socos e chutes, desde de que não se restrinja praticar o Sistema Ving Tsun apenas para tal finalidade. Pois como disse meu Si Fu certa vez:  o Sistema é meio, e não fim. Quer dizer: usar o Sistema como ferramenta de desenvolvimento permite ao praticante se tornar melhor em tudo que faz, até em dar socos e chutes...

Mestre Sênior Julio Camacho executando a Listagem de Movimentos do Nível Superior Inicial 

Com o tempo passei me aprofundar em como extrair da minha prática a capacidade de moldar-me melhor aos meus próprios desafios. E hoje percebo o quanto consigo me enxergar na execução dos 108 movimentos do nosso Boneco de Madeira. Quando o Si Fu dizia que o grande desafio dessa listagem era tornar o boneco vivo, eu confesso que quase acreditava nele. Com o tempo fui percebendo que o grande mentiroso da história era eu mesmo, que não me entregava ao desafio de acessar de corpo e alma a Natureza desse domínio. E para minha sorte, diferente do Pinóquio, meu nariz nunca cresceu quando mentia para mim mesmo chamando aquilo que fazia durante a minha prática de Kung Fu. 

Me foi desafiador demais ultrapassar a condição de mero percussionista sem ritmo do Muk Yan Jong para alguém que verdadeiramente consegue a proeza de buscar se relacionar marcialmente com algo inanimado como se tivesse realmente o Boneco de Madeira tivesse vida. E não, caros leitores, eu não estou ficando doido ao afirmar que hoje converso com um tronco de madeira que tem três braços e uma perna. Minha terapeuta me afirma que não, ainda, tadinha. Mas de fato hoje cada movimento que faço em minhas solitárias praticas, quando a galeria está fechada, busca muito além de tenta compreender seus desdobramentos, mas o que tais abordagens representariam num embate contra outra pessoa. Além disso, essa pratica funciona para mim como um nítido reflexo do meu próprio estado de espírito. 
Ao fundo Claudio Teixeira observando o Mestre Sênior Julio Camacho orientando sobre os chutes do Ving Tsun

Já havia notado desde alguns anos esse potencial terapêutico da pratica da listagem de movimentos no Boneco de Madeira, e como consigo enxergar no aproveitamento da devolução o quanto o equipamento traduz muito o momento que estou vivendo. Recentemente diante de grandes desafios pessoais que estou vivenciando, essa percepção parece ter chegado à níveis nunca antes sentidos. Por isso tenho optado praticar quando a galeria está vazia, por estar me sentindo com tanta energia e precisão, que usar o Boneco no horário de movimento da galeria  além de inviabilizar as atividades de relaxamento da minha vizinha do pilates, pode levar alguém  pensar que o prédio está implodindo diante do estrondoso ruído aos golpes deferidos em ritmo intenso. O mais importante de tudo, toda essa energia sempre respeitando os inúmeros conceitos que o Sistema exige como posicionamento adequado, manutenção do fluxo nos movimentos, deslocamento dinâmico e preciso e como já disse acima, a devolução que o Boneco faz flutuando sobre as duas hastes flexíveis. 

Mestre Sênior Julio Camacho executando listagem do equipamento para desenvolvimento de chutes do Sistema Ving Tsun de Kung Fu

Cada Natureza dos Domínios do Sistema trazem real benefício ao praticante quando este se dispõe explorá-las até as ultimas consequências. Entretanto por vezes a vida me prega peças e as consequências do grande palco da minha existência se apresentam antes de eu ter ido tão fundo na Natureza adequada ao desafio. Tal como um X-Man que de tempos em tempos sofre saltos na evolução, meus poderes Kung Fu também passam por tais processos a medida que sou solicitado evoluir pelos meus próprios tropeços diante das minhas escolhas. Deixo aqui uma ressalva que se você perder o artigo do meio da semana  que vem falando sobre o Nível Avançado do Sistema, não saberá como meus poderes são capaz de salvar vidas!
Ao fundo Claudio Teixeira conduzindo um Momento de Vida Kung Fu em Ipanema, Rio de Janeiro



Dessa forma a Natureza desse do Domínio Muk Yan Jong, me obriga ser mais humano que costumava ser. Sempre me orgulhei da minha insensibilidade diante do mundo e minha resistência às minhas próprias dores emocionais. Via meu coração de pedra como um grande benefício, mas a vida me ensinou que isso não passava de um baita mecanismo de proteção que desenvolvi principalmente para não encarar meus medos. Tanto que nunca consegui evoluir minha sequencia Da Hung Jong, que diz respeito executar os movimentos da Listagem sem o Boneco de Madeira. O que me fazia sentir-me uma grande fraude no Acesso do próprio Domínio. Os fatos que mencionei acima me levaram num profundo mergulho em minha alma, fui tão fundo que acabei encontrando um Claudio muito diferente daquele eu acreditava ser. E com ajuda do meu Si Fu, pude explorar pela sua perspectiva Kung Fu como retornar à superfície verdadeiramente transformado. E aquele boneco cara de pau mentiroso que fingia muito bem saber Kung Fu se tornou novamente um menino deslumbrado com cada nova descoberta em conteúdos do Sistema que já tinha acessado há anos, alguns há década. O primeiro sintoma disso foi que naturalmente a sequencia de movimentos sem o uso do Muk Yan Jong finalmente floresceu junto de um cara que hoje em dia anda tão a flor da pele, que qualquer dois pombinhos brincando numa poça de água me faz chorar. 

A Líder da Família Moy Jo Lei Ou de Ving Tsun Kung Fu em cerimônia de Discipulado de Alexander Rangel, apresentado formalmente à Família por Claudio Teixeira, ao Fundo.

Uma vez honestamente ter conseguido dar finalmente vida ao Boneco de Madeira, agora verdadeiramente posso revisitar e apreciar com afinco os demais componentes desse Nível. Pois não ele o Boneco que se tornou humano como na Fábula que inspirou esse texto, mas sim eu que me descobri na plenitude da minha própria humanidade. E com isso sendo capaz de enxergar melhor o outro, o efeito que causo nele, e como dignamente apoiar com meu Kung Fu todos os que se disponibilizam compartilhar meus caminhos. E com o apoio que recebo do meu Mestre Gepetto e sua Fada Si Mo liderando a Família Moy Jo Lei Ou, tenho certeza que cada dia me encontro mais apto ser um legítimo praticante de Kung Fu. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Kung Fu e a precisão.

Reflexos do Kung Fu

Detalhes tão pequenos de nós dois.