Os Segredos do Bastão de Seis Pontos e Meio do Sistema Ving Tsun

 Conforme o prometido, retorno hoje à minha publicação de meio de semana para compartilhar com você que me lê sobre minhas perspectivas conceituais de como percebo, entendo por vezes me esqueço de usufruir das Naturezas do Sistema Ving Tsun de Kung Fu, mas quando me lembro costuma dar muito certo. E hoje trago minha visão do penúltimo Nível que tive acesso autorizado pelo Mestre Sênior Julio Camacho, a quem passarei me referir Si Fu (Líder de Família Kung Fu), nas vindouras linhas.


Comitiva NY da Direita com Mestre Sênior JulioCamacho à direita 



Esse Domínio ao qual tive acesso num momento muito especial para mim, sempre me foi o que menos tive condições de praticar com outra pessoa por uma série de circunstâncias que não valem a pena serem ditas só para economizar seu tempo na leitura, mas que hoje graças ao incentivo de meu Si Fu e sua irmã Kung Fu Mestra Sênior  Úrsula, regularmente toda semana me dedico apreciá-lo com seu Discípulo André/ Como o tempo é para meu Si F é um ativo precioso que uma vez gasto não se tem como se reaver, tenho usado essa oportunidade com muito Kung Fu. E por falar em tempo, os três Níveis Superiores do Sistema, tem uma correlação de ordenamento com as propriedades das Naturezas do Três Níveis da Fase Estruturada, por onde o  Sistema começa, que serão abordados na devida ordem reversa da maneira como é transmitida, com expliquei no primeiro dessa série de seis artigos, um para cada Domínio, e se tiver um tempinho extra, e ainda não leu, entre no link acima para conferir meu artigo anterior.

Em 2015, estávamos eu Si Fu, e meus irmãos Kung Fu Carlos Antunes e Thiago Silva caminhando numa gélida noite pelas ruas de Manhattan, quando decidimos conhecer uma antiga estação do Metrô que foi transformada num belo jardim suspenso. O vento frio fazia meu pesado agasalho parecer um lençol fino, e como caminhávamos por horas, as desconfortáveis botas que usava pareciam dois tijolos presos nos meus exauridos pés. Subitamente nosso Si Fu pediu para o Silva me apresentar a primeira sequência de movimentos do Nível Superior promovendo então a abertura do Domínio Luk Dim Bun Gwan, ou Bastão de Seis Pontos e Meio. 
Mestre Sênior Julio Camacho na Sede Mundial da Moy Yat Ving Tsun em NY, 1997.



O Dispositivo corporal conhecido como soco de batalha, de cara traduz muito bem a própria Natureza desse Domínio por ter a característica de direcionar suas ações para "Linha Central" à direita do praticante. Quer dizer, passei uma vida praticando pelo meio frontal do corpo e o Sistema me coloca diante do desafio de buscar acertar o mesmo ponto com dois socos totalmente na direção do ombro direito, em que cada um desses deve ser executado com toda energia, como disse o Si Fu: cada soco uma morte. 

Me chamou de cara a atenção que esse Nível começa sem o uso do bastão. Quer dizer, com uma preparação extremamente simples do ponto de vista motor, mas complexa na execução com eficácia e precisão. Como se preparar para um projeto, e isso me faz lembrar que preciso concluir a decoração do meu apartamento. Compromisso que assumi comigo mesmo esse mês e passei alguns dias executando minha tarefa favorita toda vez que tenho algo de médio a longo prazo para ser feito: andando igual barata tonta, pensando no resultado, fazendo um milhão de anotações difusas, e me desesperando para dar o ponta pé inicial. Explico como consegui dar um encaminhamento à esse desafio de colocar tais coisas em ordem apenas quando sentei e meditei sobre a natureza desse Domínio e parti justamente da estratégia que o Sistema me sugere sobre o Nível. 

Assim como o 
Domínio Luk Dim Bun Gwan, todo bom projeto não começa pela execução e sim por uma boa preparação, então decidi usar a lógica do cada soco uma morte, de forma me preparar para que cada ação fosse pensada da maneira mais eficaz possível, observando bem meus recursos e organizado eles em função do tempo disponível para que tais ações resultassem em prazos factíveis e plausíveis com o que de fato era prioridade e sem comprar nada antes de pensar no todo. 

Outra característica ímpar do Nível é ao contrário dos demais Domínios, a listagem de movimentos executadas somente pelo praticante aparece apenas como último acesso. Quer dizer que tal como decorar meu apartamento, comprar as cortinas antes de medir as paredes, não parece uma boa idéia quando comecei namorar links de decoração na internet. Após esse momento inicial finalmente coloca-se a mão no bastão para praticar seu disparo, que requer muita precisão, para um objeto longo e pesado, disparado também alinhado com o ombro direito, usando a base mais baixa do sistema, onde minha características físicas de ter o tronco grande e pernas me fazem parece um anão gigante na foto, por isso evitarei colocar tais imagens nessa artigo para não assustar os leitores. 

Após executar exaustivamente o disparo solo, começa-se explorar todas as possibilidades de embate contra outro praticante usando seu bastão, quer dizer, depois de se preparar um bom projeto, está na hora de buscar parceiros adequados que entendam do que quero , e não o vizinho palpiteiro doido para ver que cor de tapete pretendo comprar. E aí mágica do Sistema Ving Tsun se faz presente. O tal o invisível de que tanto falamos começa fazer sentido. Pois a exaustão dos dois primeiros movimentos solos, me fez perceber como economizar o máximo de energia para gerar o melhor resultado em cada ação, e como usar a estrutura de forma adequada é a melhor maneira de se cumprir uma função. E antes alguém acredite que o invisível diz respeito algo metafísico, extraordinário ou mágico, lembrando que a mágica é sempre atuar na ilusão de fazer você não conseguir enxergar como o truque funciona. Tal conceito trata-se simplesmente da parte não aparente do movimento, porém de suma importância, como exemplo: minha opção de consertar a parte elétrica do apartamento antes que os velhos fios teimem se relacionar de forma mais íntima, que nada adiantaria a mais bela pintura, se o vizinho enxerido enxergasse apenas as labaredas do incêndio causado por um curto. E por aí comecei, reformando a parte elétrica de meu velho imóvel três quadras do esplendor do Arpoador. 
Foto tradicional discipular comigo em pé ao fundo, Mestre Sênior Julio Camacho e sua esposa Márcia Moura Camacho.


 Uma das mais impressionante habilidade de tal Domínio é desenvolver a capacidade de fazer com que algo pesado como qualquer trabalho de longo prazo, complexo como qualquer desafio inusitado e  desengonçado como eu dançando samba, se torne leve, prático, objetivo e elegante. Transpor esse saber Kung Fu para a própria vida é de longe o maior benefício que busco cada dia mais extrair acima de tudo da minha cada vez sintonizada relação Discipular com meu Si Fu, que além de toda sua mestria no processo de transmissão me proporciona grande crescimento como ser humano graças sua disponibilidade para me apoiar e sua paciência com minhas dificuldades. Me fazendo cada mais um apreciador do Sistema Ving Tsun de Kung Fu. 

Quase ia me esquecendo, se quiser mesmo saber qual o segredo do Bastão tal como o vizinho fofoqueiro me perguntou qual cor da tinta que vou usar para pintar minha sala, minha sugestão: se dedique como praticante descubra sua maneira de usá-lo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Kung Fu e a precisão.

Reflexos do Kung Fu

Detalhes tão pequenos de nós dois.